segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Conceituando hipertexto

Encontrei diversas definições para hipertexto, a “Wikipédia” define como um termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. Assim no mesmo sentido, porém, com um advento, Tomé define como um tipo de texto eletrônico, uma tecnologia informática radicalmente nova e, ao mesmo tempo, um modo de edição. (TOMÉ, Irene, A Nova Sociedade Tecnológica, Editorial Notícias, p.39). A novidade está exatamente na possibilidade de edição, assim o internauta deixa de ser leitor e passa a ser um coautor.
Duas definições os tratam como um conjunto de “nós”, como pode se ver em Nelson: “trata-se de uma série de blocos de texto conectados entre si por “nós”, que formam diferentes itinerários para o utilizador." (NELSON, Theodore,Literary machines, Swarthmore, Pa, edição de autor, 1981). E podemos ver em Lévy: "Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós conectados pelas ligações. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem ser, eles próprios, hipertextos. Os itens de informação não estão ligados linearmente, como numa corda com nós: cada um deles, ou a maior parte estende as suas ligações em estrela, de modo reticular". (Lévy, P. (1994), As Tecnologias da Inteligência. O Futuro do Pensamento na Era Informática. Lx: Instituto Jean Piaget.).
A melhor definição que eu encontrei foi à definição de Bolter, “Hipertexto consiste nos tópicos e nas suas ligações, os tópicos podem ser parágrafos, frases, expressões ou simples palavras. Um hipertexto é como um livro impresso no qual o autor tem disponíveis um par de tesouras para cortar e colar pedaços de outros textos, de tamanho conveniente. A diferença é que um hipertexto eletrônico não se dissolve num desordenado conjunto de anotações, o autor define a sua estrutura na forma como cria as ligações entre essas anotações”. (Bolter, J. (1991), Writing Space: The Computer, Hypertext, and the History of Writing, Lawrence Erlbaum Associates.)
Textualmente a melhor definição não é a mais clara, por isso um conjunto de informações ajudaria melhor a conceituar hipertexto, que seria um texto digital, ligado a outros textos digitais através de “nós” com a possibilidade de edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário