domingo, 30 de outubro de 2011

Navegando pela Wikipédia e pelo Wikicionário

Navegando pela Wikipédia e pelo Wikicionário

Após realizar uma pesquisa no Google e no próprio site da WIKIPÉDIA, para melhor entender a definição para Wikipédia, segundo consta, wiki seria uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Você pode editar esta página, clicando no separador no início da página (ou no link do fim da página, dependendo do modelo que estiver usando).
É importante ressaltar que qualquer pessoa pode editar algum texto na Wikipédia. Desta forma ela é "construída" por pessoas comuns, como você e eu. Mas as informações ali contidas geralmente são verdadeiras porque existe sim um controle, acredito que do site, que filtra aquilo que não tem base. Não há como eles pesquisarem assunto por assunto pra saberem se tudo ali é verdade. Pelo que sei, eles verificam os seus arquivos de forma superficial, de forma que é possível sim que muita informação contida na Wikipédia, seja de fonte duvidosa. Acredito mais ainda nos usuários, que verificam uma informação incorreta e editam imediatamente a informação, porque a informação alterada fica arquivada e pode-se voltar a uma versão anterior.
Navegar pelo Wikcionário é ter uma ajuda básica no aprimoramento de conceitos e de palavras ainda não conhecidas ou esquecidas. Ele é uma ferramenta de auxílio necessária para quem passa à maioria do tempo a frente de um computador e até possui acesso a um dicionário de mão, mas, pela velocidade da informação, prefere o Wikcionário. Deve ser utilizado pelos professores na navegação pela internet com os alunos à medida que vão aparecendo os termos não conhecidos, assim já se ensina o aluno a aprofundar a pesquisa e ampliar seus horizontes de conhecimento. No futuro bem próximo deverá praticamente integrar praticamente todos os verbetes em variadas línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário